A consolidação de um calendário de eventos unificado e o fortalecimento do grupo de municípios que fazem parte da Região da Costa e da Imigração foram alguns dos assuntos debatidos na audiência pública da Comissão de Turismo e Desporto na quarta-feira (3), em Anchieta. Na reunião estiveram presentes gestores públicos, representantes do trade turístico, além de conselheiros municipais da região formada por sete municípios: Anchieta, Itapemirim, Marataízes, Piúma, Presidente Kennedy, Iconha e Rio Novo do Sul.
Com o tema “Governança Turística e o Fortalecimento dos Conselhos Municipais de Turismo", a audiência foi aberta pelo presidente do colegiado, deputado Coronel Weliton (PRD). O parlamentar falou sobre a importância da governança turística como pilar para o desenvolvimento sustentável da atividade, destacando o papel dos conselhos municipais de turismo nesse processo.
Coronel Weliton explicou que os conselhos são o elo entre a sociedade civil, o setor produtivo e o poder público municipal. “Formulam políticas, ajudam a definir prioridades, acompanham a execução de projetos e contribuem para que os recursos sejam aplicados com foco no desenvolvimento sustentável e inclusivo do turismo local”, disse.
Durante a reunião, representantes da Agência de Desenvolvimento Turístico da Região da Costa e da Imigração (Adeturci) entregaram o relatório do Plano de Desenvolvimento de Turismo de Base Comunitária e Turismo de Experiência para gestores de Ubu e Parati. O documento, elaborado em parceria com a Samarco e apoio da Prefeitura de Anchieta, tem por objetivo auxiliar na capacitação e no fortalecimento da região.
Foi entregue ainda o Plano de Ação de Curto Prazo para os conselhos municipais da Região Turística da Costa e da Imigração, além de certificados aos conselheiros que participaram do curso para desenvolvimento da ação. “A avaliação é a melhor possível, hoje foi um marco para a nossa instância”, comemorou o presidente da Adeturci, Henner Fontes.
Também compôs a mesa da reunião o gerente de Relações Institucionais da Samarco, Rodolpho Samorini. “O tema de governança pede um sistema de diretrizes, de estratégias, de controle, de organização, que seja capaz de chegar a um determinado propósito, o propósito é o que a gente vê aqui”, frisou.
Desenvolvimento da região
O presidente da Comissão de Turismo destacou a importância de a Região se desenvolver como um todo, integrando e valorizando a vocação de cada município.
“Nós temos os limites dos municípios, limites administrativos, formais. O turista não quer saber disso, não. O turista quer vir aqui em Anchieta e desfrutar das praias, ele quer ficar hospedado em Piúma, ele quer almoçar em Guarapari, ele quer conhecer as belezas naturais e a banana de Iconha, então todas as vezes que nós pensarmos em turismo, nós temos de derrubar os muros da administração municipal e pensarmos como um todo”, defendeu Coronel Weliton.
O assessor da Secretaria de Turismo de Itapemirim Dioge Câmara endossou a opinião do parlamentar. “Aí a necessidade de trabalhar esses municípios unidos, compartilhando as ideias, fazendo juntos os planejamentos, criando um agendamento adequado para que haja participação e ganho nessa área de todos os municípios que formam a região”, citou.
Quem também se pronunciou favorável foi a secretária de Cultura, Turismo e Lazer de Iconha, Bárbara Roveta Volponi. “Tentamos trabalhar há anos a Costa e a Imigração. Se focamos só no município, a gente não consegue dar andamento nos projetos”, disse. A gestora se queixou da dificuldade de captação de recursos no setor do Turismo.
Calendário unificado
Para a integração dos municípios que compõem a região, foi sugerido que seja elaborado um calendário de eventos unificado para que o turista circule pela região e consiga ter a visão de unidade, como explicou a representante da Adeturci Ludmila Dutra.
Na opinião do secretário de Turismo de Anchieta, Caio Mozer, essa integração é muito importante. “Seja no calendário de eventos, seja nas atividades que vão acontecer na região, é necessário para que haja um fortalecimento dos conselhos municipais e dos destinos turísticos”, ressaltou.
A medida também vai favorecer a elaboração dos roteiros pelos guias turísticos, na opinião do presidente da Associação de Guias de Turismo e Prestadores de Serviços Turísticos do Espírito Santo, Rozinere Bernardi.
Empresária do balneário de Castelhanos, em Anchieta, Kênia Mota criticou o conflito de agendas entre os municípios. “É de suma importância unificar porque temos que trabalhar toda a região. Todos nós podemos fazer essa cadeia crescer mais ainda”, disse Kênia, que integra o Conselho Municipal de Turismo há 11 anos.

Com informações Web Ales